Santo André 1 x 2 Atlético - 23ª Rodada CB2009


Santo André, SP, 6 (AFI) – Com dois gols nos últimos minutos de jogo, o Atlético Mineiro venceu o Santo André, por 2 a 1, de virada, neste domingo à noite, no Estádio Bruno José Daniel, no ABC, no encerramento da 23.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O estreante Wanderley abriu o placar para o Santo André, aos 30 minutos do segundo tempo. Mas Éder Luís, aos 42 e Diego Tardelli, aos 46 minutos, decretaram a virada mineira.

Os dois times buscavam a reabilitação. O Atlético vinha de derrota para o Internacional, por 3 a 0, mas agora atingiu os 37 pontos, em quinto lugar. O Santo André, que tinha perdido para o Flamengo, por 3 a 0, sofreu a segunda derrota seguida e caiu para a zona do rebaixamento, em 17.º lugar, com 24 pontos.
Muitas mudanças
O Santo André, dirigido interinamente por Sandro Gaúcho, escolhido para cobrir a vaga deixada por Alexandre Gallo. Um novo comandante deve ser anunciado nesta segunda-feira. O interino armou o time no esquema 4-4-2, e com alguns desfalques, acabou improvisando Gustavo Nery como quarto-zagueiro. No ataque, Wanderley, vindo do Cruzeiro, fez sua estréia ao lado de Nunes.

No Atlético Mineiro, o técnico Celso Roth escalou pela primeira vez o zagueiro Jorge Luis, dentro do esquema 3-5-2. O atacante Diego Tardelli entrou em campo esperançoso de ser lembrado por Dunga para a vaga de Robinho, cortado da seleção brasileira por contusão.
Trave e chances
E a primeira jogada aguda foi do visitante. Aos três minutos, depois do cruzamento da esquerda, Rentería ajeitou no peito e bateu de perna esquerda. A bola bateu na trave e saiu, assustando o goleiro Júlio César que substituiu o titular Neneca, machucado.

As outras duas finalizações perigosas foram para fora. Aos 16 minutos, Júnior Dutra, do Santo André, bateu de esquerda e tirou tinta da trave esquerda de Bruno. E aos 28 minutos, Tardelli pegou de primeira na grande área, soltou uma bomba que também assustou Júlio César.

Ramalhão melhor
O Santo André passou a dominar as ações em campo e criou duas chances claras para abrir o placar. Aos 33 minutos, Júnior Dutra roubou a bola no meio-campo e passou para Nunes, em velocidade, Ele driblou o goleiro Bruno, que se recuperou na seqüência e mandou a bola para escanteio, aos 33 minutos.

Um minuto depois, Gustavo Nery soltou a bomba de fora da área e Bruno rebateu nos pés de Nunes. O atacante chutou em cima, de novo, do goleiro e na sobra Marcelinho Carioca isolou por cima do travessão.

Mudança por perseguição
Na volta para o segundo tempo, o Santo André voltou com o lateral Cicinho na vaga do atacante Nunes, que tinha denunciado a “marcação” do juiz sobre ele, que já tinha recebido o cartão amarelo num lance em que fez uma falta casual com os braços. Houve uma inversão de laterais, com Rômulo indo para a esquerda e Arthur sendo deslocado para o meio-campo. Dessa forma, Júnior Dutra ficou liberado para encostar em Wanderley.

O time mineiro voltou com Evandro no meio-campo no lugar de Renan Oliveira, mas a torcida gritava por Éder Luís, na reserva, mesmo sendo o vice-artilheiro do time na temporada, com 19 gols. Só perde para Diego Tardelli, que não marcava um gol há um mês ou quatro jogos.

Cabeçadas de Marcelinho
A melhor chance do Santo André saiu aos seis minutos. Cicinho foi até a linha de fundo e levantou para a área, onde Marcelinho Carioca apareceu entre os zagueiros e cabeceou. A bola, caprichosa, bateu no pé da trave direita de Bruno.

Aos 16 minutos, de novo, Marcelinho, apareceu bem de cabeça. Ele deu o peixinho, após cruzamento da direita, e a bola saiu perto da trave. Num lance parecido, aos 21 minutos, Marcelinho, com seus 1,67m de altura, cabeceou outro cruzamento de Rômulo e a bola foi para fora, dando susto em Bruno.

Gol e virada
A deficiência no jogo aéreo atleticano abriu a chance para o gol do ramalhão, que saiu em dois tempos. No primeiro cruzamento, do lado esquerdo, Wanderley cabeceou à queima roupa e Bruno defendeu. Mas no segundo, vindo da direita, Bruno falhou e a bola sobrou para o chute de Wanderley. Santo André, 1 a 0, aos 30 minutos.

Mas aos 32 minutos, o zagueiro Cesinha foi expulso ao segurar com as duas mãos o atacante Éder Luís, que descia em disparada. Na pressão, o Atlético empatou, aos 42 minutos. Evandro lançou Éder Luís na área. Ele virou rápido e chutou cruzado.

A virada saiu aos 46 minutos, após cruzamento da direita, de Carlos Alberto, que tem errado quase todas, e a cabeçada de Diego Tardelli, na pequena área. Não dava tempo para a reação do time paulista.

Próximos Jogos
Os dois times voltam a campo pela 24.ª rodada, no domingo, dia 13, a partir das 16 horas. O Santo André vai enfrentar o Santos, na Vila Belmiro, enquanto o Atlético Mineiro vai receber, no Mineirão, o Atlético Paranaense.

Ficha Técnica

Santo André 1 x 2 Atlético-MG

Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Renda e público: indisponíveis
Árbitro: Péricles Bassols Cortez-RJ
Cartões amarelos: Gustavo Nery, Nunes, Wanderley, Cesinha, Júlio César, Rodrigo Fabri (Santo André). Evandro e Alex Bruno (Atético).
Cartão vermelho: Cesinha (Santo André)
Gols: Wanderley, aos 30'/2T (Santo André). Éder Luís, aos 43'/2T e Digo Tardelli, aos 46'/2T (Atlético).

Santo André
Júlio César; Rômulo, Cesinha, Gustavo Nery e Arthur; Fernando, Sidney, Júnior Dutra (Rodrigo Fabri) e Marcelinho Carioca; Wanderley (Rogério) e Nunes (Cicinho).
Técnico: Sandro Gaúcho (interino).

Atlético-MG
Bruno; Alex Bruno (Pedro Oldoni), Werley e Jorge Luís; Carlos Alberto, Renan, Corrêa, Renan Oliveira (Evandro) e Thiago Feltri; Rentería (Éder Luís) e Diego Tardelli.
Técnico: Celso Roth.
Fonte: Futebol Interior Video: You Tube

0 comentários:

Visitas